top of page
Capa Blog.png

Aprendizagem, Um Caminho Constante




A publicação desta semana, no nosso Canal, no YouTube, traz um assunto que deve ser compreendido como um verdadeiro mantra: a ideia de que a aprendizagem é constante e contínua. (Se não viu o vídeo – ou quer rever – clique aqui).

É preciso repetir sempre essa máxima – a de que devemos aprender sempre – para nos entendermos como sujeitos em processo de desenvolvimento... Sim, o desenvolvimento é um processo, estende-se por um caminho largo e contínuo.

E é natural que seja assim: as mudanças por nossos caminhos também são variáveis contínuas – mudam-se os referentes, mudam-se os conceitos, mudam-se as leituras que fazemos do mundo, mudamos nós. Nessa consciência de mudança, é que buscamos o propósito da aprendizagem contínua. Aprendemos sempre porque todas as variáveis que nos cercam mudam cotidianamente.

E, se falamos em desenvolvimento (esse caminho de formação integral), não podemos estancar em algum porto no pensamento de que já sabemos o suficiente. A questão é importante, uma vez que, como abordado lá no vídeo, há alguns casos de identidades de formação em que certas pessoas se consideram plenas de conhecimento sobre algo. Para este grupo, não há mais o que saber. Afastemo-nos dessa ideia, por favor!

As aprendizagens e todos os seus conceitos de formação serão caminhos constantes de formação e de desenvolvimento. É desse pensamento que deveremos nos aproximar sempre!





14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page