top of page
Capa Blog.png

Ampliando as ideias do Desenvolvimento Pessoal

Esta semana, foi publicado, no Canal, lá no YouTube, vídeo sobre o tema do Desenvolvimento Pessoal (se não viu, ou quer rever, clique aqui).

Parece redundância, já que o mote principal do Canal é, justamente, o desenvolvimento pessoal. Para quem já acompanha as publicações por lá, deve ter se acostumado com a retomada de algumas ideias já vistas. O princípio é metodológico, uma vez que em toda e qualquer evolução pressupõe-se retomar trilhas já caminhadas para ampliar e/ou rever alguns conceitos explorados. E, na retomada, certamente, surgem outras ideias que ajudam o entendimento do que está sendo dito.

É o que acontece com esse tema (e certamente vai continuar sendo normal com outras publicações).

Os propósitos do desenvolvimento pessoal não se esgotam a uma conversa. Quanto mais pudermos rever os conceitos e ampliarmos os pensamentos, a consistência da apreensão do tema será mais positiva.

Nesse vídeo, por exemplo, há uma exploração interessante, que é a da dimensão das experiências formativas por que passamos ao longo da vida (experiências sociais, intelectuais, pessoais, emocionais, profissionais etc), contribuintes da constituição do nosso caminho evolutivo. Ao abordar a ideia de que essas experiências podem apresentar aspectos formativos, dependendo da atribuição de significados que atribuímos às vivências, coloca-nos no centro (como protagonistas) do referido desenvolvimento.

Somos os verdadeiros responsáveis pela nossa evolução – assim, como está lá no vídeo e em outras publicações, temos algumas responsabilidades diretas (de atenção, de determinação, de esforço) nas trilhas que percorremos em caminho ao desenvolvimento... Mesmo que as estradas sejam sinuosas e longas.



15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page